Telefone Oncovida (83)2107.2222 / 2107.2226 - Térreo: (83)99180-0818 / Segundo andar: (83)99189-6101

Sistemas de Imobilização para o tratamento de radioterapia

Sistemas de Imobilização para o tratamento de radioterapia


É importante que o paciente permaneça imóvel durante cada sessão de radioterapia pois qualquer movimento poderia alterar a área que será tratada.

Quando a radioterapia é administrada na região da cabeça e pescoço, é ainda mais importante a imobilização. Para ajudar nessa imobilização, uma máscara, também denominada de molde, é feita para ser usada durante o tratamento. Uma vez que a máscara esteja pronta, ela é fixada num suporte na mesa de tratamento. Isso garante que a cabeça e o pescoço serão mantidos exatamente na posição correta para o tratamento.

O uso da máscara reduz a possibilidade de qualquer movimento durante a administração da dose prescrita. A máscara é usada apenas durante o processo de planejamento e durante o tratamento em si , o que geralmente leva cerca de 10 a 15 minutos a uma hora por dia. A máscara é individual e você usará sempre a mesma máscara. Essa máscara não precisará ser utilizada em nenhum outro momento.


Confecção da Máscara


A máscara é confeccionada na sala de moldes do serviço de radioterapia por um técnico de radioterapia. O processo de fazer a máscara pode variar ligeiramente entre hospitais, mas, geralmente, leva cerca de 30 minutos. Uma das técnicas utiliza bandagens de gesso úmido e a máscara final é feita de Perspex. A outra técnica usa um tipo de malha de plástico, que é moldada para encaixar a forma do rosto do paciente.

Se você tem barba, vai precisar cortá-la antes de fazer a máscara. Você também precisará cortar o cabelo antes da máscara ser feita dependendo da região da cabeça a ser irradiada. Isso é para garantir que o formato do seu rosto ou cabeça permaneça o mesmo durante o tratamento. Se ocorrerem mudanças na forma, a nova máscara terá que ser refeita, o que pode atrasar o tratamento.


Máscara de Perspex


Se você for fazer uma máscara de Perspex, deverá vestir uma touca de natação ou algum outro tipo de cobertura para proteger o cabelo da mistura de gesso.

Em primeiro lugar, o técnico aplica um creme ou gel em seu rosto. Em seguida, ele começa a colocar tiras de bandagem de gesso sobre o mesmo, deixando aberturas em torno do nariz e da boca, para que você respire facilmente.

O gesso começa a esquentar, isso é normal, mas pode tornar o processo desconfortável. Não se preocupe, não vai queimar. Assim que o gesso seca, o que levará cerca de cinco minutos, o molde é retirado. A máscara é, então, confeccionada em Perspex a partir desse molde.


Máscara de Malha Plástica

Esta técnica utiliza um termoplástico, um tipo de plástico que se torna macio e maleável quando aquecido em água quente.

Ele é colocado em seu rosto para que o plástico delicadamente molde exatamente seu rosto. Parece um pouco como uma flanela quente. A máscara tem muitos buracos, de modo que você poderá respirar facilmente.

Assim que a malha esteja moldada e endurecida, o que demora alguns minutos, a máscara é retirada e está pronta para ser usada no tratamento.


Verificando a Máscara


Quando a máscara estiver pronta, você voltará à sala de moldes para provar a mesma e fazer os ajustes para posicionar corretamente a máscara sobre a mesa de tratamento.

Em seguida, você será colocado num equipamento chamado simulador ou um tomógrafo computadorizado, para determinar a posição exata que você deve estar dentro da máscara durante o tratamento. Algumas vezes são necessárias radiografias para ajudar no planejamento.

O radioterapeuta pode fazer algumas marcas de tinta sobre a máscara. Isto torna mais fácil o posicionamento diário para o tratamento.



Fonte:http://www.oncoguia.org.br