Telefone Oncovida (83)2107.2222 / 2107.2226 - Térreo: (83)99180-0818 / Segundo andar: (83)99189-6101

Os benefícios da radioterapia de intensidade modulada(IMRT) no tratamento do câncer de próstata.

Os benefícios da radioterapia de intensidade modulada(IMRT) no tratamento do câncer de próstata.


O Câncer de Próstata é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o mais prevalente nos homens, representando cerca de 10% do total de casos de câncer. No Brasil, em 2014, foram 70,42 casos novos a cada 100 mil homens.

Os tratamentos mais comuns para câncer de próstata são: Prostatectomia Radical (cirurgia para remoção total da próstata e estruturas ao redor); Radioterapia de Feixe Externo (conformada tridimensional - 3D-RCT e a Radioterapia com Modulação da Intensidade do Feixe - IMRT); Braquiterapia; Terapia hormonal (supressão andrógena).

A Radioterapia é o uso específico de alta energia de radiação ionizante e pode utilizar feixes de tratamento com radiação X, gama, prótons e outras fontes para tratar o câncer. A radiação pode vir de uma fonte externa (Radioterapia Externa) ou de uma fonte localizada próxima ao tumor, colocada dentro do corpo (Braquiterapia).

Mesmo com o desenvolvimento da Radioterapia Conformada, muitas situações clínicas permaneceram com dificuldade de serem tratadas com dose de radiação suficientemente concentrada e segura, principalmente em áreas onde o volume alvo é irregular e próximo a estruturas normais e sensíveis à radiação. A IMRT foi desenvolvida para superar as limitações da Radioterapia Conformada. Portanto, utiliza-se alta dose de radiação no tumor alvo, enquanto se espera diminuir a exposição à radiação dos tecidos normais circundantes, buscando a redução da toxicidade do tratamento.

Os principais efeitos adversos da Radioterapia de Próstata, resultam dos efeitos da radiação aos tecidos adjacentes (órgãos gastrointestinais, geniturinários e sexuais). Os efeitos de toxicidade são classificados como agudos (quando ocorrem até 90 dias após o início do tratamento) ou tardios. Entre os sintomas mais comuns, incluem: cólicas abdominais, tenesmo (sensação dolorosa no baixo ventre ou na região anal com desejo contínuo, mas quase inútil, de evacuar), aumento da frequência na defecação, disúria (ardência ao urinar) ou retenção urinária.

Diversos trabalhos científicos atuais demonstram que ao utilizar a técnica de IMRT, é possível entregar maior dose de radiação ao tumor prostático com maior segurança e com diminuição importante da dose em tecidos sadios vizinhos, consequentemente, o paciente realiza um tratamento com menores efeitos colaterais, melhor qualidade de vida e maiores chances de sucesso no tratamento.

Não há dúvidas que para os pacientes com indicação de Radioterapia para tratamento do Câncer de Próstata, a Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT), é a técnica de escolha, por sua acurácia, segurança e melhor conforto para o paciente durante e após o tratamento.


Fonte: http://www.campogrande.saudeatual.com.br/