Telefone Oncovida (83)2107.2222 / 2107.2226 - Térreo: (83)99180-0818 / Segundo andar: (83)99189-6101

A importância do psicólogo no Tratamento da Depressão

A importância do psicólogo no Tratamento da Depressão



A depressão

Condição caracterizada pelo enorme sentimento de tristeza, de desânimo e de pessimismo, a depressão é um mal que acomete muitas pessoas na atualidade. Todos nós estamos vulneráveis a tais sentimentos uma hora ou outra na vida, afinal é normal nos sentirmos tristes frente a uma morte ou a um término de namoro, por exemplo. O indivíduo deprimido, no entanto, enfrenta esses sentimentos todos os dias, e parece não haver motivos para viver.


A depressão pode ser ligeira ou mais grave, sendo, no primeiro dos casos passageira e caracterizada por sintomas tais como ansiedade, alterações de humor e choro sem motivo. No caso de uma depressão mais grave, os sintomas demoram mais para ir embora e são mais intensos, deixando o indivíduo sem vontade de fazer absolutamente nada.


As causas da depressão são variadas e podem envolver tanto fatores internos quanto externos. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento da condição. Este, geralmente é baseado em terapia e no uso de medicamentos. O psicólogo, portanto, é fundamental para o tratamento da depressão.


Causas da depressão


A depressão pode ser provocada, por exemplo, por fatores internos como genética e desordens hormonais. Algumas doenças, tais como infecções virais, podem também levar a sintomas de depressão.


Fatores externos, principalmente sociais, costumam levar à depressão. Assim como, falecimento de pessoas próximas ou crises financeiras podem deixar uma pessoa deprimida. A depressão é também mais comum em certas fases da vida, por exemplo, durante a adolescência, a maternidade ou já durante a velhice. Por isso o papel do psicólogo é tão importante, visto as inúmeras causas, especialmente, psicológicas, que levam à depressão.


A importância do psicólogo no tratamento da depressão


O tratamento da depressão envolve, geralmente, o uso de certos antidepressivos e sessões de terapia. Os medicamentos nem sempre são necessários, mas, sem as sessões de terapia, é muito difícil chegar à cura da depressão.


O médico, quando diante de uma depressão, tende a agir a nível bioquímico, ou seja, ele receita medicamentos capazes de corrigir uma disfunção. O psicólogo, no entanto, vai agir mais a nível comportamental, procurando entender os pensamentos, as crenças e as inseguranças da pessoa, de forma a corrigir o que está provocando tal disfunção.


O psicólogo é importante para o tratamento da depressão, pois, caso contrário, estaríamos resolvendo somente o resultado do problema, ou seja, os sintomas, e não o problema em si. O que leva uma pessoa a agir de determinada forma? Isso só se entende, minimamente, através das atitudes, da fala, dos pensamentos e da conversa. O psicólogo atua no sentido de corrigir pensamentos distorcidos, irrealistas e automáticos. É preciso que estas formas de pensar sejam substituídas por outras mais realistas e saudáveis.


O que se trabalha na terapia?


Durante as sessões de terapia, o profissional tentará identificar quais problemas na vida da pessoa estão fazendo com que ela se sinta de tal forma deprimida. Com isso, pode-se recorrer a opções que tenham como intuito melhorar o estado emocional desta pessoa.


Compreender os padrões de pensamento de uma pessoa com depressão é fundamental para o tratamento, assim como compreender as regras criadas por ela e as lógicas distorcidas de pensamento. Por exemplo, pessoas deprimidas tendem a se manter isoladas de outras. Durante a terapia, o psicólogo pode estimular o paciente a realizar tarefas que façam ele se sentir especial e importante, com isso, menos deprimidas.


Portanto, o psicólogo é fundamental para o tratamento da depressão. Sem a terapia, o tratamento fica na superfície, somente bloqueando os sintomas, sem agir na real causa do problema. É muito importante que pessoas deprimidas encontrem um sentido na vida.

 

Prognóstico


O prognóstico da depressão costuma ser bastante positivo quando se busca por ajuda. É fundamental procurar por ajuda para a devida avaliação dos sintomas e para que o tratamento mais adequado tenha início. O uso de medicamentos geralmente é indicado, assim como a realização de sessões de terapia. As duas modalidades de tratamento conjuntas costumam dar bons resultados.


Pode ser difícil no início o tratamento, por isso, é importante ajudar a pessoa deprimida. Esta pode não querer ir à terapia ou pode não querer fazer usos dos medicamentos. É preciso perseverança, no entanto, já que depois de um período de tratamento vem a melhora.


Dependendo da idade da pessoa, da intensidade da depressão e do tempo que ela já aflige o indivíduo, o tratamento pode ser mais ou menos rápido. O importante é não desistir e conversar com o psicólogo sobre tudo. Uma das mais frequentes causas de suicídio em todo o mundo é a depressão. Portanto, ajude uma pessoa que esteja deprimida. Incentive-a a procurar por um profissional e mantenha-se sempre por perto. A depressão é uma condição que a pessoa pode ter sem nem mesmo perceber. Portanto, consultar um psicólogo pode ser uma boa ideia para todas as pessoas.



Fonte: Saúde medicina