Telefone Oncovida (83)2107.2222 / 2107.2226 - Térreo: (83)99180-0818 / Segundo andar: (83)99189-6101

AS VANTAGENS DOS EXAMES DE ROTINA

AS VANTAGENS DOS EXAMES DE ROTINA


Exames de rotina são aqueles que todas as pessoas devem fazer periodicamente. São exames que podem variar de acordo com o sexo, a idade e o estado de saúde da pessoa, sendo todos, no entanto, fundamentais para a prevenção da saúde e para o devido tratamento de uma série de doenças.

Os exames de rotina permitem que o organismo fique melhor monitorado e protegido de uma série de condições. Além disso, muitas vezes as condições não transmitem sintomas quaisquer e, somente através de exames elas podem ser diagnosticadas, daí a importância de se realizar exames periodicamente, de forma a identificar o quanto antes condições e de poder dar início ao tratamento mais adequado.

A grande maioria das condições quando precocemente detectada pode ser devidamente tratada, por isso, não deixe de consultar um médico periodicamente e de realizar os exames de rotina específicos para a sua idade e para o seu sexo. Apesar de muitas pessoas saberem da importância dos exames de rotina pode ser difícil, no entanto, saber exatamente quais realizar. Por isso, listamos abaixo exames de rotina para diferentes grupos. São exames importantes para mulheres, para homens, para ambos os sexos, para pessoas com mais de 40 anos, para bebês, crianças, jovens e para mulheres grávidas. Realizar exames de rotina é a melhor forma de manter a saúde protegida.


Exames de rotina para mulheres

Dos 20 aos 65 anos, em média, recomenda-se, essencialmente, os seguintes exames para as mulheres, mesmo que não sejam sentidos sintomas quaisquer: de sangue (verificação de potássio, de sódio, de fósforo, de magnésio e de cálcio ionizado) de ureia e creatinina, de urina tipo 1, TGO e TGP, ácido úrico, colesterol total e frações, triglicérides, glicemia de jejum, glicemia pós-prandial e de sorologia.

Além disso, mulheres com mais 40 anos devem fazer periodicamente um papanicolau, uma ultrassonografia transvaginal, mamografia e densitometria óssea. O papanicolau deve ser feito anualmente depois do início da atividade sexual. A ultrassonografia transvaginal deve ser realizada especialmente após os 40 anos de idade, assim como a mamografia.


Exames de rotina para homens

Todos os homens com idade entre 20 e 65, especialmente, devem realizar os seguintes exames de rotina anualmente: de sangue (verificação de potássio, de sódio, de fósforo, de magnésio e de cálcio ionizado) de ureia e creatinina, de urina tipo 1, TGO e TGP, ácido úrico, colesterol total e frações, triglicérides, glicemia de jejum, glicemia pós-prandial e de sorologia.

Além disso, o exame de próstata é exigência para todos os homens com mais de 40 anos de idade, assim como acolonoscopia a partir dos 50 anos. O autoexame testicular é também indicado para todos os homens a partir dos 15 anos de idade.


Exames de rotina para bebês, crianças e jovens

teste do pezinho deve ser feito 48 horas após o nascimento do bebê, assim como o teste do pezinho ampliado é também bastante indicado. Esse exame é pago e não é obrigatório, mas o teste do pezinho básico é gratuito e obrigatório. A audiometria é outro exame muito indicado para a criança recém-nascida.

Exames de fezes devem ser feitos desde a infância ao menos uma vez ao ano. O exame de hemograma e o de colesterol são também indicados a partir do primeiro ano de vida para crianças que tenham histórico na família. Por fim, exames de DSTs são indicados para jovens que iniciaram a vida sexual tais como os de vírus da herpes, da AIDS, de sífilis e de HPV.


Exame de rotina para mais de 40 anos

Além dos exames mencionados acima, especificamente para o sexo masculino e feminino, existem outros exames muito importantes a serem realizados após os 40 anos. Os exames cardiovasculares, por exemplo, são fundamentais nessa época da vida como teste ergométrico, ultrassom do coração, ecocardiograma e de pressão.

É também indicado um raio-x de tórax anual, principalmente se a pessoa for fumante. A endoscopia é outro exame importante a ser feito a partir dos 40 anos e, especialmente, depois dos 50. Por fim, é também essencial realizar anualmente exames de densitometria óssea, principalmente depois dos 65 anos ou depois da menopausa. Esses exames são muito importantes para a detecção de uma série de condições e para um tratamento mais efetivo.

 

Exames de rotina para grávidas

Mulheres grávidas devem ser submetidas a um bom pré-natal. Geralmente, os exames de rotina para mulheres grávidas são o de hemograma, o de glicemia, o de urina tipo 1, o de VDRL, o de tipo sanguíneo, o de HIV e os sorológicos.

A mulher grávida deve ter muita atenção a sua saúde, de forma a não prejudicar a saúde do feto, por isso, é imprescindível realizar os exames de rotina e fazer um bom pré-natal, para que o bebê possa se desenvolver corretamente e para que problemas futuros sejam evitados.


Fonte: Saudemedicina